sexta-feira, 25 de março de 2011

A vida não tem que ser poupada….tem que ser vivida…plenamente!

Poupando vida!


Nos acostumamos a viver em apartamentos e a não ter outra vista que não seja a das janelas ao redor; e porque não se tem vista, logo nos acostumamos a não olhar para fora; e porque não olhamos para fora, logo nos acostumamos a não abrir todas as cortinas; e porque não abrimos todas as cortinas, logo nos acostumamos a acender mais cedo a luz. E à medida que nos acostumamos, esquecemos do sol, esquecemos do ar, esquecemos da amplitude…
Nos acostumamos a acordar sobressaltados porque estamos atrasados; a tomarmos o café correndo porque estamos atrasados; acostumamos a não olhar para fora. A ler o jornal no ônibus porque não podemos perder tempo; a comer um sanduíche porque não dá tempo de almoçar; a sair do trabalho já de noite; a dormir no ônibus, porque estamos cansados; a jantar rápido e dormir pesados sem ter vivido o dia.
Nos acostumamos a pensar que as pessoas mais próximas estarão sempre ali e a acreditar que estão bem, sem nos preocuparmos em averiguar; a esperar o dia intero e finalmente ouvir no telefone: “é que hoje eu não poderei ir…”. A sorrir para as pessoas sem receber um sorriso de volta. A ser ignorados quando precisávamos tanto ser vistos. Se o cinema está cheio, nos acostumamos e nos conformamos em sentar na primeira fileira, ainda que tenhamos que torcer um pouco o pescoço. Se o trabalho está complicado, nos consolamos pensando no final de semana; e se no final de semana não há muito o que fazer, ou porque estamos com pouco dinheiro, vamos dormir cedo porque sempre temos sonos atrasados.
Nos acostumamos a poupar vida…. que, pouco a pouco, igual se gasta, e uma vez gastada, por estarmos acostumados, perdemos de viver! Existe um ditado que diz: “A morte está tão segura de sua vitória, que nos da toda uma vida de vantagem”
O tempo não podemos capturar, muito menos armazenar; nossa existência transcorre a grande velocidade, mas enquanto tenhamos vida, temos a oportunidade de trocar nossos hábitos, de ter uma melhor qualidade de vida, de aproveitar e disfrutar cada respiro, cada batida do nosso coração. Não transformemos nossa vida em uma rotina inútil que nos faça infelizes. A vida não tem que ser poupada….tem que ser vivida…plenamente!





Um comentário:

  1. Aiii que lindo a imagem do casal de velhinhoooo...
    E linda a mensagem.

    ResponderExcluir